quarta-feira, setembro 19, 2018

Festa do Caldo do Pote
recupera o sabor
da boa gastronomia campestre


SABARIZ – sábado, 22 setembro

Festa do Caldo do Pote acontece já no próximo sábado, dia 22, em Sabariz – Vila Verde. Mais de 20 caldos diferentes, feitos em potes de ferro sobre fogueiras a lenha, vão ser servidos num evento de grande animação popular


Os antigos potes em ferro estão, de novo, no centro de todas as atenções em Sabariz, no concelho de Vila Verde. A população local e das freguesias vizinhas do Vale do Homem trabalham já para que tudo esteja pronto para, no próximo sábado, dia 22, servir a mais de mil pessoas os sabores dos caldos feitos à moda antiga da aldeia.
É a Festa do Caldo do Pote, num serão de sábado que promete muita animação. Cerca de duas dezenas de homens e mulheres vão dedicar-se a confecionar os mais diversos caldos, com os potes em ferro, sobre o lume de diferentes fogueiras a lenha espalhadas por um terraço ao ar livre.
Estão previstos 24 caldos diferentes, estimando-se que venham a ser confeccionados cerca de 1.500 litros de caldos à moda antiga. Não há recurso a aparelhos eléctricos. Tal como no tempo das boas cozinheiras deste mundo rural em que não havia varinhas mágicas, a batata cozida, por exemplo, é esmagada à colher.
Os produtos hortícolas são colhidos do campo e oferecidos pelas pessoas da terra que vão estar a preparar os caldos. Couves, repolho, nabos, nabiças e os mais variados feijões, sem esquecer as boas carnes – de vaca, porco ou galinha –, fazem parte do leque de ingredientes.
Os potes de caldo, expostos numa fileira com as respetivas fogueiras e com os vastos ingredientes bem visíveis ao público, assumem tamanhos variados, desde os 100 e 80 litros de capacidade até aos de menor dimensão, como 40 e 30 litros.
A variedade de caldos vai desde o de Pedra ao de Galinha, à Lavrador, de Ossobuco, de Farinha e o de Bacalhau. Além das propostas a apresentar por emigrantes vindos de França, Suíça e Alemanha, a listagem inclui os caldos de Ministros, Rabo de Boi, Feijão do Campo, Feijão Mireinho com Castanhas e o tradicional Caldo Verde, entre outros.
Num ambiente de festa e boa animação popular, todas as pessoas, de diferentes idades, podem provar os caldos que entenderem. A entrada tem um preço de quatro euros, que inclui a oferta de um ‘kit’ (com oferta de malga, colher e broa) e as pessoas podem comer de todos os caldos que entenderem.
É um desafio para um final de tarde de sábado com muito convívio e recordação da saudável gastronomia campestre do interior minhoto. No recinto da sede da Junta de Sabariz, no centro da freguesia, a festa inclui uma feira de produtos agrícolas e animação popular.
No recinto, que abre ao público a partir das 17h00 mas onde os caldos são servidos apenas a partir das 19h00, estão ainda disponíveis pataniscas – confecionadas igualmente sobre lume a lenha.
É um evento anual de grande mobilização popular, que junta gentes vindas de todo o país e também da Galiza. E incentiva a população para a recuperação dos antigos potes de ferro, considerados hoje verdadeiros artigos de luxo mas que foram deixados quase em desuso por força de alternativas mais cómodas nas cozinhas modernas.
Integrada Na Rota das Colheitas promovida pelo município de Vila Verde, a Festa do Caldo do Pote é organizada pela Junta de Freguesia e pela Associação Popular de Sabariz. As cozinheiras e cozinheiros vêm das mais diferentes áreas de atividade, desde domésticas, professoras e assistentes sociais, a madeireiros, maquinistas e construtores. São quase todos de Sabariz, a que se juntam também moradores de freguesias vizinhas do Vale do Homem.

Sem comentários: