quinta-feira, julho 19, 2012

Festa de S. Tiago de 20 a 29 de julho


 São 10 dias de festa. Concertinas e folclore marcam a animação popular no primeiro fim-de-semana. A festa termina no fim-de-semana seguinte, mais dedicado às celebrações religiosas.
A freguesia de Sabariz acolhe de 20 a 29 de julho as festividades em honra do seu padroeiro, S. Tiago. Procurando superar as reconhecidas dificuldades que a atual crise provoca a todos, a Paróquia, a Junta de Freguesia e a Associação popular de Sabariz juntam-se na organização da festa, proporcionando um programa alargado, diversificado e abrangente.
Na elaboração do programa, as instituições organizadoras esforçaram-se por manter o nível de animação festiva dos anos anteriores, apesar da menor disponibilidade financeira. Ao longo de 10 dias, a população de Sabariz estará assim em festa, com diversas atividades lúdicas e recreativas, intensa animação popular e musical e celebração das tradições religiosas locais.
A Festa de S. Tiago vai reforçar a ligação da freguesia às concertinas. Com uma escola a manter vivo o uso deste instrumento musical de grande tradição popular em Sabariz, a dinâmica popular da freguesia em torno das concertinas vem crescendo de forma permanente e intensa.
O programa festivo prevê um encontro de tocadores de concertinas para a noite do próximo sábado, dia 21, num momento que ao longo dos últimos ano tem assumido particular relevo. A animação popular estende-se á tarde de domingo, com a atuação dos Amigos das concertinas de Vila Verde, a partir das 16h00.
As festas arrancam já nesta sexta-feira e estendem-se até 29 de julho, culminando com a procissão em honra do padroeiro. O programa prevê um primeiro fim-de-semana mais profano, de animação popular, reservando para a semana festiva do santo um conjunto de atividades e celebrações mais religiosas.
Já na próxima sexta-feira, as atividades recreativas prometem lançar o ambiente festivo na freguesia, que à noite terá a animação do Rancho Folclórico Infantil e Juvenil do Pico de Regalados e ainda do trio 'Miguel, Quim e Marta'.
No sábado, além das atividades da tarde, está prevista ainda a celebração de missa solene, antes da animação noturna com o III Encontro de Tocadores de Concertinas, que promete ser um dos momentos altos da festa, a par do espetáculo de domingo à tarde, com os Amigos das Concertinas de Vila Verde.
No dia 25, a celebração festiva de S. Tiago abre o Tríduo, com missa solene, dando-se início a uma série de celebrações religiosas, que incluem a celebração eucarística de sábado e a abertura do Sagrado Lausperene, às 20h00, culminando a festa na tarde de domingo, com missa cantada e procissão em honra do padroeiro.
Referência ainda para a atividade programada para a tarde de sábado, com a realização de uma prova de 'GeoAventura, à descoberta de tesouros de Sabariz'.


Programa
Dia 20 – sexta-feira
09h00 – Música gravada
18h00 – Atividades recreativas
21h00 – Animação musical
      Rancho Folclórico Infantil e Juvenil do Pico de Regalados
      Trio Miguel, Quim e Marta

Dia 21 – sábado
16h00 – Atividades recreativas
19h00 – Celebração de MISSA SOLENE, animada pelo Grupo Coral
21h00 – III Encontro de Tocadores de Concertinas


Dia 22 – domingo
08h00 – Celebração da Eucaristia
10h00 – Atividades desportivas
16h00 – Animação musical: Amigos das Concertinas de Vila Verde

Dia 25 – quarta-feira
21h00 - Tríduo - Missa Solene em honra de S. Tiago

Dia 26 – quinta-feira
21h00 - Tríduo

Dia 27 – sexta-feira
21h00 - Tríduo

Dia 28 – sábado
14h00 – GeoAventura - À Descoberta de Tesouros de Sabariz
20h00 – Celebração Eucarística
              Sagrado Lausperene - Abertura

Dia 29 – domingo
10h00 – Sagrado Lausperene
18h00 – Celebração de MISSA CANTADA
              MAJESTOSA PROCISSÃO em honra de S. Tiago
Encerramento

Sem comentários: