terça-feira, agosto 17, 2010


Foi uma festa com grande animação e recheada de diversas actividades. As fotos podem ser vistas em http://sabarizfoto.blogspot.com.
O primeiro encontro de concertinas lançou, logo a abrir, o mote para a Festa de S. Tiago de Sabariz, que este ano decorreu de 17 a 25 de Julho. As pequenas tocadoras de concertinas da escola de Sabariz juntaram-se aos mais experientes no uso deste tradicional instrumento musical, marcando o ritmo animado da primeira noite das festas. Também a pequena Marciana, de Ponte da Barca, deixou sensibilizada a assistência, pela demonstração alegre e popular de como é possível superar as barreiras criadas por deficiências físicas.

A jornada festiva – que contou ainda com actividades recreativas, como a malha, e um jogo de futebol entre solteiros e casados – começou no sábado com a inauguração de uma exposição fotográfica sobre trabalhos realizados no âmbito dos últimos concursos de fotografia promovidos pela Associação Popular de Sabariz, tendo ficado agendado para 21 de Agosto o anúncio dos resultados do concurso deste ano, dedicado à ‘Vida Animal em Sabariz’.
O Grupo de Zés Pereiras de Pedregais percorreu, no domingo, toda a freguesia, impondo um ritmo de grande animação logo após a celebração matinal da missa.
O primeiro Festival de Folclore de Sabariz encheu de grande animação as festas da freguesia em honra de S. Tiago. O Grupo Folclórico do Vale do Homem, o Rancho Infantil de Pico de Regalados e As Lavradeiras de S. Vicente do Bico (Amares) marcaram o ritmo de uma noite intensa e que culminou uma jornada de actividades recreativas e cerimónias religiosas.
A adesão popular às festas pôde ficar também patenteada na Procissão em honra do santo, na tarde de domingo, assinalando o encerramento do vasto programa de eventos religiosos da festividade.
A animação culminou com a actuação dos Amigos da Concertina de Vila Verde. Referência ainda para o espectáculo proporcionado pelo grupo musical ‘Os Montes’, na noite de sexta-feira.

Sem comentários: